Chuvas
São Gonçalo sobe e deixa desabrigados em Pelotas
Quatorze pessoas, oito adultos e seis crianças, foram atingidas, sendo cinco famílias encaminhadas para a casa de passagem
Paulo Rossi -
Atualizada com acréscimo de informações às 18h18
Por Cíntia Piegas e Roberto Giovanaz
[email protected]
[email protected]
Com um aumento superior a um metro no nível do canal São Gonçalo, a água entrou em casas e deixou desabrigados e desalojados na região das Doquinhas, no Porto de Pelotas. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 2h da madrugada e trabalhou na retirada e auxílio às famílias até por volta das 8h da manhã desta sexta-feira. As ações também são coordenadas pela Defesa Civil. Os desabrigados foram encaminhados a abrigos do município pela Secretaria de Assistência Social (SAS). O monitoramento pela Defesa Civil continuará durante todo o final de semana.
Nas medições do Porto de Pelotas, pela manhã apontava 1,93 metro, ao meio-dia chegou a 1,96 e no final da tarde bateu o 1,98. A média, conforme a Defesa Civil, é de 90 cm.
Segundo o comandante da guarnição que atendeu a ocorrência, sargento Cavalheiro, a descida o das águas dos Jacuí e do Guaíba, além da abertura das comportas da represa, fizeram com que o nível do São Gonçalo aumentassem bastante. "As famílias tentavam preservar os móveis e utensílios e, ao mesmo tempo, não queriam deixar o local por medo de furtos e arrombamentos", salientou o sargento.
O coordenador da Defesa Civil em Pelotas, João Arthur Assumpção, confirmou que cinco famílias estão desabrigadas, e que foram para casa de passagem. As desalojadas buscaram guarida na casa de familiares, num total de 14 pessoas atingidas. "Nossa equipe trabalha na retirada de móveis e vamos seguir monitorando o nível do São Gonçalo para projetar novas ações".
Na tarde desta sexta-feira, foram levados ao local água potável e alimentos. Na área atingida foram contabilizaram 112 moradores, sendo 30 crianças e 82 adultos. Caso o nível continue subindo, todos os moradores precisarão ser retirados do local, que fica próximo ao terminal de toras do Porto de Pelotas. As casa ficam localizadas entre o dique e o canal.
Medo de deixar a casa
Alguns moradores se negam a deixar as residências com receio de furtos. A cuidadora Elisete Pires, 53, em 2015 teve sua casa furtada após sair em função da enchente. Ela mora no local há cerca de 19 anos. Sua casa é uma das mais próximas ao canal. Do lado de dentro, a água batia nas canelas. "Dessa vez eu não saio de jeito nenhum. O pouco que eu tinha me levaram", lamentou.
Um levantamento feito por moradores apontou para 30 famílias atingidas pela água. Destas, 14 precisaram deixar as moradias.
Quem habita a área reclama que já foram feitos mais de um cadastro da prefeitura para receber habitações e até agora nada evoluiu. Luis Renato Osório, 43, habita uma das casas atingidas com outras sete pessoas. Para acessar a residência, o homem que está desempregado precisou colocar tábuas e pedras. "A gente já fez cadastro para receber moradia e até agora nada. Nossa situação está complicada", desabafou com um bebê no colo. A família também mora no local fazem mais de 20 anos.
Água invade ruas no Pontal
Outro local que também sofreu consequências da alta do São Gonçalo foi o Pontal da Barra, no Laranjal. Conforme pescadores, o vento da tarde desta sexta-feira ainda permitia que a água seguisse em direção ao mar. A preocupação é com o final de semana, com chuvas em outras regiões, como Camaquã e Santa Isabel/Lagoa Mirim, prevê o pescador João Carlos Fonseca, 70. No Pontal, a água não chegou a invadir as casas. Algumas ruas ficaram inundadas e a estrada de acesso sofreu desmoronamento com a força da Lagoa dos Patos e do vento.
Novas inundações no RS
Um alerta foi emitido na tarde desta sexta-feira para inundações em diversas regiões do Estado. A atenção é para as bacias dos rios Quaraí, Santa Maria, Negro, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Guaíba, Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Pardo.
Fogo no Las Acácias
Um foco de incêndio foi controlado na tarde desta sexta-feira em um banhado próximo à rua José Artigas, na região do Las Acácias, no Laranjal. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local e, mesmo com dificuldade de chegar ao foco, conseguiu controlar o sinistro.
Medição do canal São Gonçalo nesta sexta-feira
Manhã - 1.93 m
Meio-dia - 1.96 m
Final da tarde - 1.98 m
(Fonte: Porto de Pelotas)
Sábado será de chuva
A previsão para este sábado é de pancadas de chuva em Pelotas. Conforme a previsão do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (Cpmet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o sol deve retornar na tarde deste domingo. "Neste sábado chega uma frente fria, com pancadas de chuva e trovoadas. Entre a tarde e a noite aumenta a nebulosidade e terá pancadas de chuva. No domingo, a manhã terá nebulosidade e a tarde o sol retorna", sinalizou a meteorologista Carina Padilha.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário